LOU SALOMÉ
LOU ANDREAS-SALOMÉ:
Contribuições à Psicanálise Contemporânea
SEDES SAPIENTIAE
08/08 19H30 ÀS 22H30
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br
.png)
A proposta desse evento é desapagar Lou Andreas-Salomé (1861-1937), destacando seu lugar na psicanálise. Para celebrarmos esta, que também foi uma importante pioneira da modernidade, debateremos sua obra, tanto literária quanto psicanalítica, que se traduz num material rico e imprescindível para a elaboração de conflitos contemporâneos. Seja em nome das relações amorosas, das relações entre o masculino e o feminino ou do ser humano e a natureza. Falaremos também da relação entre a a psicanálise e os bastidores emocionais da criação artística e filosófica, da religiosidade e o misticismo.
Organização: Departamento – Psicanálise
.jpeg)
Ricardo Alvarenga Hirata
Psicanalista e escritor. Professor do curso Formação em Psicanálise (CEP-SP). Membro do Espaço Potencial Winnicott (Sedes Sapientiae). Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP). Autor da autoficção O Órfão na Estante.
(Foto: João Caldas)

Marina Bialer
Psicanalista, Mestre e Doutora pela Université Paris 7 e Pós Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, suas mais recentes publicações são “Lou-Salomé: a poeta da psicanálise” pela Editora Zagodoni e “Psicologia das multidões digitais: as fake news na pandemia” pela Editora Blucher.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renata Udler Cromberg
psicanalista, membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde é articuladora do Grupo Winnicott - estudos e pesquisa, e membro do grupo de estudos Comunidade de destinos - Ferenczi e Freud. É doutora e pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora convidada do Curso de Teoria Psicanalítica do COGEAE/PUC-SP. É graduada em Psicologia e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sandor Ferenczi e da Associação Internacional de Estudos sobre Spielrein. Autora dos livros ''Paranoia, Cena Incestuosa - abuso e violência sexual'', ed. Artesã, e ''Sabina Spielrein, uma pioneira da psicanálise, obras completas, vol. 1 e vol.2'', Blucher.

Luciana Borghi
Atriz, Yalorixá, autora e diretora. Carioca radicada em São Paulo, realiza um diálogo artístico com a literatura nos palcos bem como o estudo biográfico de mulheres importantes em diversas áreas. Seu último trabalho foi trazer a cena a vida da escritora memorialista Zélia Gattai.
(Foto: Acervo Pessoal)