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SEDES SAPIENTIAE
23/08 (sábado) 10H

 

Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP

(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br

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O projeto “Ao Teatro com D.W. Winnicott” pretende aproximar a experiência emocional do teatro, com a psicanálise winnicotiana. Atores e atrizes irão realizar a leitura dramática de peças de Henrik Ibsen (Noruega, 1828–1906), frequentemente reconhecido como o pai do teatro moderno, para uma plateia de psicanalistas e interessados no tema. A partir do contato com a densidade do enredo, a profundidade dos diálogos e as interpretações dos atores, iremos propor uma reflexão baseada nos conceitos wininicotianos, contando com a experiência individual e com propostas de recortes clínicos, por parte dos participantes.

Acreditamos que “o brincar e a realidade” podem ser experienciados nos espaços de trocas teóricas e clínicas a partir de elementos mediadores, a exemplo do teatro (cf. Roussillon, Manuel des Médiations Thérapeutiques, Ed. Dunod, 2019). O espaço potencial assim criado e potencializado é capaz de aproximar in vivo, obra e pensamento do autor de referência na área, D.W. Winnicott.

Henrik Ibsen continua surpreendentemente atual nas suas provocações sobre os papéis sociais, o poder, a hipocrisia e, sobretudo, a condição feminina. Obras como Casa de Bonecas e Hedda Gabler anteciparam discussões que hoje fazem parte do debate público sobre autonomia, identidade e os limites impostos pelos contextos sociais. Em um mundo digital onde as construções de aparência e performance social ganham novas formas de vigilância e julgamento, a crítica de Ibsen à moralidade de fachada e aos mecanismos de opressão mantém-se profundamente relevante.

Lou Andreas-Salomé (1861-1937) escreveu, em 1892, a obra As Heroínas de Ibsen, na qual analisa o perfil “psicológico” de seis personagens clássicas do autor norueguês. As peças Casa de Bonecas, Fantasmas, Rosmersholm, O Pato Selvagem, A Dama do Mar, Hedda Gabler ilustram as relações entre o masculino e o feminino, a conjugalidade conturbada das famílias burguesas, eventos trágicos e buscas heroicas por uma alternativa de emancipação feminina. Elogiado pelo próprio Ibsen, o livro de Lou permanece inédito em português, mas já se encontra em processo de tradução por parte de um dos organizadores deste evento.

 

Assessoria Acadêmica: Tereza Menezes (autora da obra Ibsen e o Novo Sujeito da Modernidade. Ed. Perspectiva)

   Organização:  Departamento – Psicanálise  


Casa de Bonecas de Ibsen - Leitura Dramática

Direção: Tereza Menezes e Luciana Borghi 
Elenco: Luciana Borghi,  Marcelo Szpektor,  Alberto Eloy,  Ana Hutz  e  Marina Merlino.
10h leitura: 10h até 11:30h

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Ricardo Alvarenga Hirata

Psicanalista e escritor. Professor do curso Formação em Psicanálise (CEP-SP). Membro do Espaço Potencial Winnicott (Sedes Sapientiae). Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP). Autor da autoficção O Órfão na Estante.
(Foto: João Caldas)

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Luciana Borghi

Atriz, Yalorixá, autora e diretora. Carioca radicada em São Paulo, realiza um diálogo artístico com a literatura nos palcos bem como o estudo biográfico  de mulheres importantes em diversas áreas. Seu último trabalho foi trazer a cena a vida da escritora memorialista Zélia Gattai.
(Foto: acervo pessoal)

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Marcelo Szpektor

Antunes Filho CPT durante 15 anos. Passagens no áudio visual pela Globo com algumas séries e novelas, também passagem pelo cinema com alguns longas metragens


(Foto: acervo pessoal)

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Marina Merlino

É atriz, produtora e pesquisadora. Formou-se nas Artes Cênicas da ECA (USP) em 2015 e desde então trabalha no trânsito entre o teatro e o cinema.

(Foto: acervo pessoal)

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Ana Hutz

É historiadora, professora universitária e atriz. Atuou por mais de 10 anos junto aos grupos de Teatro da Hebraica - SP


(Foto: acervo pessoal)

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Alberto Eloy

É ator (com mais 20 peças feitas em quase 30 anos de carreira), poeta ("Pouco de nada", recém publicado), locutor/narrador (tendo narrado mais de 30 livros, entre clássicos da filosofia e da literatura), modelo e """músico""" (soprador em trompete e gaita).


(Foto: acervo pessoal)

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